quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pequenas Coisas que eu Gosto - Pimenta

Comprei recentemente um livro chamado “Pimenta e seus benefícios à Saúde”. Claro que eu esperava um pouco mais sobre a pimenta e menos sobre as substâncias que ela contém. Não me acrescentou muita coisa saber sobre Lipoceno e Betacaroteno que as pimentas possuem. Mas o livro traz algumas informações interessantes, como:

  • O primeiro europeu a conhecer a pimenta vermelha foi Cristóvão Colombo, que buscava uma alternativa para a pimenta do reino, única que eles conheciam. Pela sua ardência,ele resolveu usar o mesmo nome espanhol “Pimiento” para descrevê-la.
  • ¼ da população mundial consome todos os dias pelo menos um prato com pimenta.
  • A pimenta rosa, muito usada no Brasil, na verdade não é pimenta. É o fruto da aroeira que possui algumas características similares, apesar de sua pouca ardência
  • Cumari, que dá nome a uma conhecida pimenta brasileira, significa “alegria do gosto” em Tupi. Belo nome para um restaurante.
  • A escala de Scoville foi criada em 1912 e serve para medir a ardência das pimentas. O cálculo é feito a partir da dissolução da pimenta em xícaras de água e açúcar. A ardência corresponde ao número de xícaras necessário para que o princípio ativo da pimenta deixe de fazer efeito.
  • A pimenta mais ardida do mundo é a Naga Jolokia com 1.041.427 unidades na escala de Scoville.
  • A segunda pimenta mais ardida do mundo é a Dorset Naga, usada na produção do spray de pimenta usado, por exemplo, pela polícia inglesa. Ela equivale a cinco malaguetas.

Molho de Pimenta

Ingredientes

1kg de pimentas maduras
1 kg de tomates maduros
5 dentes de alho
1 cebola média
1 folha de louro
1 colher de chá de pimenta-do-reino
½ copo de cachaça
½ copo de vinagre branco
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar

Preparo

Junte os ingredientes em um processador de alimentos, bata por pelo menos 1 minuto e depois passe por uma peneira. Leve o molho ao ponto de fervura (para homogeneizar) e conserve o molho em um pote esterilizado.


Memórias

  • Em Key West existe uma loja dedicada apenas à pimenta, é a Peppers of Key West (602, Greene St.). Lá é fácil encontrar todos os tipos possíveis de pimenta, da mais fraca até a mais forte delas, vendida em uma garrafa que vem com um cartucho de bala pendurado e que serve para medir a quantidade de pimenta suficiente para a diluição em um galão de molho, ela possui 600.000 unidades na escala de Scoville.
  • Nova Orleans é o berço do Tabasco, talvez a pimenta industrializada mais consumida do mundo. Lá você encontra lojas da marca com todas as variedades e gadgets disponíveis. Experimente a loja da Jackson Square, 537 St. Ann Street.


Web

http://countrystore.tabasco.com

www.peppersofkeywest.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário